sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Resenha


 A ESCOLHIDA - LOIS LOWRY  - II livro da Série " O DOADOR DE MEMÓRIAS ".





Um livro instigante,porém levei mais tempo do que gostaria para concluir a leitura.
O livro pode parecer lento no início mas o final vai compensar isso.

Kira é um personagem incrível. Ela é talentosa e nunca reclama de sua condição .

Kira fica órfã após a morte de sua mãe. Ela nasceu com uma deficiência na perna em uma sociedade cruel que evita imperfeições.

Para sua surpresa, ela é levada pelo "Conselho dos Guardiões",grupo de líderes  do povo,para um quarto confortável, com comida e água, (que é uma coisa rara e generoso nesta época ).
Em um julgamento,os Guardiões decidem  que a vida de Kira pode ser poupada se ela usa suas habilidades na tecelagem.

Um incrível talento : bordado. Ela treina com uma mulher idosa em como fazer tinturas , e tem a tarefa de restaurar a túnica usada pelo cantor uma vez por ano ,durante o qual  contam a história do mundo apresentada em canção.

As coisas são  boas, Kira tem conforto,liberdade e encontra novos companheiros. No entanto Kira chega a perceber que nem todos e tudo é tão verdadeiro como parece ser.

A obra de Lowry é resplandecente com simbolismo e significado , especialmente sobre como um grupo dominante oprime minorias.

No final, eu recomendo este livro. Lowry faz um trabalho fantástico na imaginação vívida e toque mágico para seus livros. O livro vai lhe dar uma sensação de curiosidade e admiração do futuro. Embora o livro seja o segundo  da série , os livros são tão "distintos" que você poderia ler este antes.