quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Resenha - Ninfeias Negras - Michel Bussi

Mesclando passado e presente, assassinatos e paixões 
 enquanto a velhice e a  juventude desafiar o tempo e a morte .



 Em Ninfeias Negras o leitor vai fazer um verdadeiro passeio a Giverny a 
querida cidade de Monet . Através de três personagens . 

A primeira era má e discreta,tinha mais de 80 anos era viúva(ou quase) ,morava num grande moinho á beira de regato . " O caminho do rei", era dona de um belo quadro e a mais determinada. 

A segunda era mentirosa e bela ,tinha 36 anos e nunca havia traído o marido (ainda),ela morava em um apartamento sobre a escola primária ,se interessava muito por artistas e era  a mais esperta .

A terceira era egoísta e inocente ,estava prestes a completar 11 anos e todos os meninos da sua escola queriam ser seu namorado ,morava com sua mãe em uma casinha com paredes descascadas,ela pintava muito bem e era a mais talentosa.

As três eram bem diferentes,porém tinham um ponto em comum ,sonhavam em ir embora de Geverny. Todas consideravam o vilarejo uma prisão,um grande e belo jardim mas cercado por grades.Um ilusão de ótica . 
A terceira procurava um pai.Em outro lugar.A segunda buscava o amor . A primeira , a mais velha,sabia coisas sobre as outras duas.

E a leitura é tão fluida,os personagens são bem desenhados e cativantes, até mesmo a idosa um tanto quanto grosseira ,tem sua graça no decorrer das páginas.Narrado, às vezes,  ela orientar o leitor em suas caminhadas por Giverny. Tudo indica que só ela tem a verdade. Mas qual é a verdade? 

A dupla de inspetores funciona muito bem,os personagens são descritos com detalhe e todos têm boa densidade. O inspetor Laurenç segue seu extinto com a ajuda de seu assistente Sylvio ,um colecionador de churrasqueiras, e sua esposa grávida ,que nos propícia vários momentos hilariantes na história.



Michel Bussi não se contentou  em nos levar através dessa história com uma simples visita guiada, ele reconstruiu uma atmosfera com imagens, e introduz vários fatos .O trabalho de pesquisa é completa,brilhantemente explorado.Com uma riqueza de informações sobre o famoso pintor Claude Monet suas pinturas, suas loucuras, suas peculiaridades e suas Ninfeias.Eu confesso , não sabia muito, na verdade não sabia de quase nada sobre Monet, este livro  enriqueceu o meu conhecimento sem sombra de dúvidas .

O livro é um verdadeiro tributo a Monet ,Michel Bussi proporciona ao leitor um tempo agradável por meio desta leitura indiscutivelmente enriquecedora,nos jardins de Monet e as ruas da cidade , que agora conheço cada canto, sem nunca ter estado lá.

O epílogo é sutil ,com pequenas pistas que podem levar o leitor a acreditar que esta diante de um fim previsível .Porém Michel Bussi conseguiu montar o quebra-cabeça levando o leitor a um desfecho absolutamente incrível. E o melhor , o enredo permanece intacto até as últimas páginas.

         Enfim o livro atendeu completamente minhas expectativas .
O primeiro livro de Michel Bussi que tive o prazer de conhecer e com toda certeza não será o último . 


Nenhum comentário:

Postar um comentário